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São Paulo sedia evento de gastronomia japonesa e asiática


Evento integra agenda das comemorações oficiais dos 120 anos do Tratado de Amizade, Navegação e Comércio Brasil-Japão.

Gastronomia: Entre os chefs famosos que ministram palestras e oficinas de culinária, todas gratuitas, estão Shin Koike, Maurício Santi, André Ahn, Yong Lim e Hirotoshi Ogawa, principal nome do sushi no Japão.

Muito mais que um encontro gastronômico, a Japan & Asian Food Show – Feira e Workshop de Restaurantes & Culinária Asiática acontece de 3 a 5 de agosto no Expo Center Norte, em São Paulo, e traz iniciativas que ajudam empresários do setor a realizar negócios, melhorar a gestão de seus estabelecimentos e formar mão de obra especializada. Em sua edição inaugural, evento integra agenda das comemorações dos 120 anos do Tratado de Amizade, Navegação e Comércio Brasil-Japão.

Setor ainda enfrenta alguns gargalos (Foto: Reprodução)

Setor ainda enfrenta alguns gargalos (Foto: Reprodução)

Negócios

Apesar do tamanho e potencial de crescimento do mercado da culinária oriental, o setor ainda esbarra em gargalos na produção e carência de profissionais especializados.

A Japan & Asian Food Show se posiciona como um evento de negócios para ajudar a alguns destes problemas ao colocar frente a frente, de um lado, empresas de alimentos, indústria de pescados e saquês, massas e chás, acessórios de cozinhas, ambientação, franquias, logística e gestão; e de outro, um público visitante composto por restaurantes e temakerias, chefes e assistentes de cozinha, lojistas, bufês, centros gastronômicos, importadores, distribuidores e investidores.

Alguns números do setor:

A cidade de São Paulo tem mais restaurantes japoneses do que churrascarias: são 600 estabelecimentos contra 500.

Por dia, a capital paulista chega a produzir 400 mil sushis.

No Brasil, estima-se que existam aproximadamente 1.500 restaurantes exclusivamente japoneses e 500 asiáticos.

Catering e Restaurantes que incluem especialidade japonesa no cardápio, entre fast food e churrascarias, chegam a 1.100 no País.

O setor de franquias de comida oriental registrou crescimento de 9% em 2012, na comparação com 2011.

Em 2014, essas franquias faturaram R$ 411,5 milhões.

Estima-se em 17% o crescimento na quantidade de restaurantes asiáticos no Brasil este ano.

Existem cerca de 500 fabricantes, produtores e importadores de alimentos para culinária asiática no País.

Fórum Brasileiro da Indústria de Pescados – Dia 3

Mesa-redonda e painéis avaliam os desafios e os gargalos, como logística e distribuição, para aumentar o consumo de peixe no País. Entre os participantes estão Edson Kubo, diretor do Instituto da Pesca do Estado de São Paulo; Roberto Imai, presidente do SIPESP – Sindicato das Indústrias da Pesca do Estado de São Paulo, Meg Felipe, do Comitê da Cadeia Produtiva da Pesca e Agricultura; Rodrigo Froes, da Associação Nacional de Restaurantes, e outros.

Ao final, o chef Shin Koike, titular do restaurante Sakagura, ministra aula-show sobre gastronomia asiática. Koike foi uma das cinco personalidades condecoradas pelo governo do Japão por seus serviços de divulgação da cultura culinária nipônica pelo mundo.

Gastronomia

A Japan & Asian Food Show oferece uma ampla programação para os amantes da gastronomia oriental. Entre os chefs famosos que ministram oficinas e aulas-show, todas gratuitas, estão Shin Koike, Maurício Santi, André Ahn, Yong Lim e Hirotoshi Agawa, principal nome do sushi no Japão.

Os chefs estarão disponíveis para entrevistas e apresentação de preparo de pratos.

Oficinas de Gastronomia Asiática – Dias 3, 4 e 5

Chefs, especialistas, professores e empresários compõem a seleção de atletas da gastronomia asiática escalados para os três dias de oficinas. As aulas práticas ensinam pratos como saladas orientais, maki, sushi, culinária tailandesa, bulgogi e bibimbap, peixes, bebidas e confeitaria.

Fórum Brasileiro de Gastronomia Asiática – Dias 4 e 5

Especialistas em empreendimentos no setor de alimentação tratam de temas relevantes para o desenvolvimento de negócios na área de gastronomia asiática, como história e características, food service, etiqueta gastronômica, tecnologia, perspectivas do mercado, uso de peixes e espécies nativas no preparo dos pratos, izakayas (botecos), atendimento, cardápio e inovação.

Decoração

Demonstração de Ikebanas para Restaurantes – Dias 3, 4 e 5

A arte de montar arranjos de flores com base em regras e simbolismo ganha espaço dentro da Japan & Asian Food Show. A programação criada pelo Instituto Mokiti Okada busca apresentar aos proprietários de temakerias e restaurantes a importância do bem receber, de uma ambientação adequada ao negócio e o significado dos diferentes tipos de Ikebana.

Nos três dias, as professoras Dayse da Costa Vasconcelos, Anete Tanahara Kuba e Lidia Shimada Giso Kohatsu, fazem demonstrações com os temas Modernidade, Maturidade e Dia a Dia, respectivamente. As aulas acontecem num Pavilhão de Ikebanas, onde trabalhos ficarão expostos durante todo o evento.

Gestão e empreendedorismo

Seminário de Gestão de Temakerias e Restaurantes Asiáticos – Dias 4 e 5

O encontro visa a ampliar o conhecimento dos profissionais do segmento, que cresce exponencialmente no Brasil por meio de duas palestras.

Na primeira, os professores Carmen Guarize e Celso Silva, ambos da ABRESI – Associação Brasileira de Gastronomia e AREGALA – Associação de Restauradores Gastronômicos das Américas, tratam de recursos humanos, hospitalidade, qualidade no atendimento e oferta de serviços. A outra apresentação tem como tema Inovação e Empreendedorismo, ministrada por Sérgio Mello, diretor-executivo de Inovação e Empreendedorismo da ABRESI.

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