PUBLICIDADE

Região Sul

Criciúma, em Santa Catarina, é cheia de influências

Criciúma pode não parecer um destino atraente para o turismo. Porém, sua história e importância para Santa Catarina e para o Brasil é chamariz certeiro de curiosos e de pessoas que buscam em seu destino uma opção de cultura.

Colonizada por alemães, poloneses, italianos, árabes e portugueses, pode se ver que a cidade catarinense reserva muita cultura. Mas é a de origem italiana que mais se faz presente, principalmente na gastronomia.

O destaque fica para o prato típico da região, a galinha caipira ensopada com polenta, que quase sempre é acompanhada com massa caseira e almeirão com bacon. Além da culinária, os italianos também deixaram lembranças suficientes do início do século 20 para a criação do Museu ao Ar Livre, ou Museu do Imigrante. Réplicas de construções de engenho e cantina de vinho são as principais atrações.

Criciúma também foi dona da primeira mina-modelo do país, que funcionou entre 1920 e 1955, e hoje está aberta a visitação. Não deixe de visitar também a Barragem do Rio São Bento, onde da estrada, é possível ver a torre da igreja do antigo vilarejo de São Pedro, que hoje está de baixo d’água.

PUBLICIDADE