A mãe de Gerson Saldanha comentou que o significado de seu nome era “peregrino” ou “viajante” e ele, fascinado com o que ouviu, decidiu que era isso que ele queria quando crescesse.Ele não teve dúvidas a respeito de seguir esse caminho e, ao terminar o ensino médio, começou a trabalhar na Marinha, onde fez um curso de barbeiro. Foi lá que ficou sabendo a respeito de um concurso de redação. O prêmio? Um intercâmbio nos Estados Unidos.
Gerson desbancou todos os outros concorrentes e foi o escolhido para embarcar para a América do Norte com tudo pago, em sua primeira viagem para fora do país. Quando voltou ao Brasil, ele sabia que precisava compartilhar a experiência e motivar mais pessoas a investir em seus sonhos. Para isso, passou a oferecer palestras em escolas públicas contando sua experiência de vida e mostrando para jovens que vem de famílias humildes que nada é impossível.
Com o projeto O Que Eu Trouxe Na Bagagem, Gerson também compartilha informações sobre bolsas e concursos que oferecem viagens ao redor do mundo, para estimular jovens a tentar estas oportunidades. Mas quem pensa que ele planeja investir todo seu dinheiro em viagens está muito enganado: Gerson conta que se tivesse R$ 10 mil em sua conta investiria em seu novo projeto, chamado International Student – Brazil.