Com piscinas naturais que emergem na beira da praia, durante a maré preguiçosa, falésias imponentes que se erguem sobre nossas cabeças, como se espiassem o mar ali em frente.
Localizado no extremo Sul da Bahia, Porto Seguro abrange uma área de mais de 2.400 km² e se divide em distritos que a gente nem precisa se perder em descrições demoradas, como Arraial d’Ajuda, Trancoso, Vale Verde e Caraíva.
Tombada como Patrimônio Natural Mundial, a Costa do Descobrimento tem talento e estrutura para receber todo tipo de visitante: de recém-formados que buscam vida noturna hedonista a viajantes dispostos a serem os únicos em extensas faixas isoladas de areia, rodeadas por falésias, recifes de corais, manguezais, rios e lagoas. Mas o acesso é um tanto quanto difícil e apenas por caminhadas ou travessias de bicicletas você consegue chegar até lá.
Pensando nisso confira alguns motivos para conhecer o sul da Bahia.
- Praias de rio
Com águas agitadas que nem sempre convidam para banhos, o trecho litorâneo entre Porto Seguro e Caraíva é recortada por diversos cursos de rios que têm suas águas represadas entre bancos de areia.
- Turismo sobre duas rodas:
É nas praias do litoral sul da Bahia , onde carros não entram e banhistas só chegam com certo esforço, que acontecem as travessias em bike, entre Porto Seguro e Caraíva, uma viagem de quase 50 km, feita sobre duas rodas e combinada com um trekking, no trecho final.
- Praias onde carros não chegam:
A extensa faixa de areia, entre Porto Seguro e Caraíva, guarda uma sequência de praias que só podem ser visitadas a pé ou de bicicleta.
Localizada entre Trancosoe a Praia do Espelho, Jacumã é um pedaço isolado de mar, recortado por coqueiros e com águas calmas, considerada uma das mais desertas da região.
Outra praia onde automóveis ficam bem longe é Itaquena, com águas de tons esverdeados e piscinas naturais, em períodos de maré baixa, entre Trancoso e Praia do Espelho.