O cinema brasileiro conseguiu, depois de muitos anos, alcançar o protagonismo nas bilheterias, mesmo competindo com grandes produções de Hollywood. São em sua maioria comédias, muito bem sucedidas, mas não se pode falar em sucesso sem lembrar do grande ícone Tropa de Elite.
Com mais de 12 milhões de espectadores, o filme mostrou que é possível atingir um público nacional que não tinha o costume de ir ao cinema, mostrando a cara de nosso país. Jogando no jogo do bicho rj ou não, todo mundo arranjou uma graninha pra ir ao cinema.
A pequena lista, a seguir, mostra como o Brasil pode ser mostrado de uma maneira positiva, mesmo em comédias rasgadas. A beleza natural brasileira é algo tão exuberante que nem mesmo produções “gringas” conseguem deixar de fora.
Vamos a eles:
Pequeno Dicionário Amoroso 2
Uma ode à beleza natural da cidade do Rio de Janeiro. Continuação de filme de relativo sucesso da década de 90. Mostra o que aconteceu depois, mas totalmente compreensível para quem não viu o primeiro.
Deus é brasileiro
Diversas cidades nordestinas, o rio São Francisco e até o Jalapão são paisagens que ilustram esta comédia deliciosa protagonizada por Antônio Fagundes e Wagner Moura. Imperdível.
Dona Flor e seus dois maridos
Grande sucesso dos anos 70 que mostra uma Salvador nostálgica, tirada dos livros de Jorge Amado. A cena final, filmada em pleno Pelourinho, é impagável.
Salve Geral
Filme mostra a iniciação do PCC, mas tem cenas belíssimas passadas em Foz do Iguaçu. As cataratas e toda sua imponência e exuberância já foram mostradas em inúmeros filmes estrangeiros como Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal, A Missão e 007 Contra o Foguete da Morte.
Amazônia
Filme que mostra as aventuras de um macaco prego, dublado por Lúcio Mauro Filho e Isabella Drummond. Os filmes sobre a indiazinha Tainá também tiveram a floresta tropical como cenário.
Um bônus que não deve ser esquecido é a franquia Rio. Feita em animação, mostra um Brasil de verdade para o mundo conhecer…