PUBLICIDADE

Multimodal

Claudia Sender deixa presidência da Latam Brasil e assume aérea de cliente do grupo


Claudia Sender deixa a presidência da Latam Brasil e será substituída por Jerome Cadier (Foto: Divulgação)Claudia Sender deixa a presidência da Latam Brasil e será substituída por Jerome Cadier (Foto: Divulgação)

Claudia Sender deixa a presidência da Latam Brasil e será substituída por Jerome Cadier (Foto: Divulgação)

A Latam anunciou uma reestruturação de sua diretoria e criou cargos executivos para a América Latina para acelerar a integração da empresa. Dentre as mudanças anunciadas, a atual presidente da Latam, Claudia Sender, deixa a função e assume o cargo de vice-presidente sênior da área de clientes para a Latam no mundo.

Claudia será substituída na presidência da companhia aérea no Brasil pelo brasileiro Jerome Cadier, que ficava sediado no Chile. Ele era chefe da área de marketing e foi responsável pela transição das marcas LAN e TAM para a marca Latam em 2016.

“Foi a escolha natural trazer ele de volta para o Brasil. Ter um brasileiro como presidente, que conhece as necessidades locais e os desejos dos passageiros brasileiros, tem muito valor”, disse Claudia.

Atualmente, ela acumulava a presidência da empresa área e da holding Latam no Brasil, que também é responsável pelas empresas de carga e aviação executiva. Claudia Sender continuará como presidente da holding Latam no Brasil. Ela permanecerá sediada no Brasil, mas terá que viajar mais para os demais países latinos.

Segundo os dois executivos, a troca de comando não vem com novos planos estratégicos. “Não tem mudança de estratégia agora. Eu acho que tem muito trabalho para continuar. Muito do que estava na agenda é voltar a crescer no Brasil e isso continua”, disse Cadier.

A Latam anunciou há um ano que pretende segmentar seu serviço. A tendência é que o passageiro pague separadamente por lanche, marcação de assentos e despacho de bagagem. A empresa chegou a anunciar uma nova política de preços para a bagagem despachada, mas a regra que permitia a cobrança foi barrada por uma liminar concedida pela Justiça de São Paulo.

Nova estrutura

A Latam terá uma nova organização de sua diretoria. Quatro executivos serão chefes de grandes áreas – Clientes; Comercial; Operações e Frota; e Finanças – em todos os países em que a Latam atua.

“A marca Latam precisa caminhar para harmonização de serviços e produtos para o passageiro viver a sua grandiosidade. Sempre vão existir regionalismos, mas existe um caminho importante de integração e que passa por integrações tecnológicas”, disse Claudia.

A substituição das marcas TAM e LAN pela marca Latam foi um dos maiores avanços na unificação das duas companhias, que anunciaram fusão em 2010. Na época, as próprias empresas já tinham anunciado que tinham um caminho pela frente para integrar os serviços nos sete países em que atuam no mercado doméstico.

PUBLICIDADE