O turismo literário é uma modalidade pouco conhecida. Porém ela existe e já esta se sofisticando e já foram criados circuitos para algumas para alguns autores brasileiros. Pensando nisso confira alguns autores e os lugares que inspiram suas obras, o turismo e vice-versa.
Guimarães Rosa e o sertão mineiro – O circuito Guimarães Rosa foi criado legalmente em 2003 e tem como objetivo apreciar e vivenciar o sertanejo. Lá o turista entra em contato com a festas tradicionais mineiras, além de museus e capelas que fazem parte dos atrativos.
Jorge Amada e as cidades baianas, em 2012 comemorando o centenário de Jorge Amado, foi criado uma roteiro pelas cidades de Ilhéus, Salvador e Mangue Seco para homenagear o escritor. Além de todo mobiliário, os turistas tem acesso a documentos e cartas escritas pelo próprio autor.
Drummond, Bandeira, Machado e Barreto no Rio de Janeiro. As estatuas de Carlos Drummond de Andrade na orla de Copacabana, Manuel Bandeira em frente à Academia Brasileira de Letras e Machado de Assis em seu interior, sentado na cadeira n°23 e Lima Barreto, no bairro boêmio da Lapa são os principais escritores que compõe o roteiro denominado: Caminho das estátuas literárias.