O primeiro aplicativo móvel da Emirates foi desenvolvido para o iPad, e lançado em abril de 2014. Em seguida, vieram os aplicativos para o iPhone, em novembro de 2014 e para o Android, em maio de 2015. Até hoje, foram realizados mais de 1 milhão de downloads neste tipo de plataforma. Na versão em português, recém-lançada, os usuários podem reservar voos, fazer check-in on-line, selecionar seus assentos e refeições e consultar milhas Skywards, o programa de fidelidade da companhia aérea, além de confirmar horários de voos e mudanças nos portões de embarque. Também é possível emitir um cartão de embarque por meio da ferramenta.
O aplicativo, segundo Stephane Perard, diretor geral da Emirates para o Brasil foi projetado para oferecer conveniência, facilidade de uso e funcionalidade. Mais de 35% dos check-ins on-line são feitos a partir de um dispositivo móvel. “A Emirates está sempre procurando novas maneiras de melhorar a experiência do cliente, seja a bordo de nossas aeronaves ou por meio da tecnologia. O lançamento do aplicativo para o mercado brasileiro é uma forma de simplificar o acesso aos nossos serviços, seja para obter um cartão de embarque ou efetuar uma reserva de voo”, destaca o executivo.
Para os passageiros, as maiores vantagens são a conveniência de visualizar informações do voo, enquanto em trânsito, a possibilidade de realizar o check-in on-line, para evitar as filas no balcão do check-in e o cartão de embarque móvel. Para a companhia aérea, os benefícios são operacionais (menos pessoas na fila), além do acesso a novos segmentos de mercado e a satisfação do cliente por meio da inovação. “Os aplicativos móveis representam um canal crescente de escolha para os passageiros, e hoje a empresa ampliou seu foco e investimento por conta da demanda dos clientes e das tendências do mercado”, revela Perard.