PUBLICIDADE

Multimodal

Investimentos em infraestrutura aeroportuária e incentivos na aviação estimulam as pessoas a viajarem mais


O avião é o meio de transporte mais usado pelos turistas brasileiros (57,5%), segundo o Ministério do Turismo. Nos últimos anos, deixou de ser apenas o translado entre a origem e o destino, e passou a ser, também, um atrativo de viagem.

Especialmente para aqueles que acabaram de estrear em um cruzeiro ou entraram em um avião pela primeira vez, como o servidor público Armando Velozo Mendonça Junior, 28 anos. Estima-se que 63 milhões de brasileiros viajaram no ano passado.

Pela primeira vez Armando voou de avião e sentiu a areia das belas praias cariocas nos pés. Para ele, foi uma experiência única: “apesar da ansiedade, fiquei tranquilo. Os aeroportos são bons e, sem dúvidas, a prestação de serviço melhorou nos últimos anos”, comentou. O próximo destino de Armando será n o Nordeste, a região mais visitada pelos turistas no país.

Viajar de avião pelo Brasil está cada vez mais fácil e prazeroso. Desde 2012, quando o governo federal iniciou o processo de concessão à iniciativa privada dos principais aeroportos do país, é possível perceber os avanços na aviação civil. As melhorias foram sentidas pelos passageiros, segundo as pesquisas de satisfação realizada pela Secretaria de Aviação Civil (SAC). 

O futuro do setor

O Brasil se consolidou como o 3º mercado doméstico de aviação comercial do mundo, segundo a Associação Internacional de Transportes Aéreos (IATA). Este ano, o governo federal iniciou o processo de concessão para quatro aeroportos brasileiros: de Salvador, Porto Alegre, Florianópolis e Fortaleza. Ao todo, já são 10 terminais sendo administrado, em sua maioria, por empresas especializadas no mercado. Conheça mais detalhes dos aeroportos concedidos.

Outro programa de peso, que vai aproximar ainda mais os passageiros dos tão sonhados destinos, é o programa de aviação regional. Ao todo, serão 270 aeroportos construídos ou reformados no interior do país. Vai ficar mais fácil e mais rápido, por exemplo, chegar à praia paradisíaca de Jericoacoara (PE). Consulte mais informações dos aeroportos incluídos no programa. 

PUBLICIDADE