Uma Resolução publicada pela Secretaria Especial de Portos, a pedido da companhia Docas do Rio de Janeiro, cria uma nova taxa adicional que cobrará uma taxa adicional que será cobrada das armadoras que atracarem fora da área de arredamento do Pier Mauá, no valor de R$ 30,87 por passageiro que estiverem embarcando ou desembarcando. Segundo a presidente da Associação Brasileira de Agencias de Viagens do Rio de Janeiro, Cristina Fritsch, essa taxa adicional pode acabar de vez com o setor de cruzeiros na cidade.
Segundo ela, o setor de cruzeiros já vem diminuindo sua operação no Brasil por conta das altas taxas cobradas, bem acima dos padrões internacionais. Algumas armadores como a Royal Caribbean Cruises e Pullmantur, já encerraram suas atividades no Brasil.
Para tentar embargar a Resolução nº 4.367, Cristina Fritsch convocou uma reunião de emergência com os presidentes das Comissões de Turismo da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro e da Ordem dos Advogados de Brasil. Caso não seja embargada, a nova Resolução entra em vigor na próxima temporada de cruzeiros, no final deste ano
..