Já pensou em fugir do obvio na hora de programar sua viagem? Pensando nisso alguns quilombos abertos para visitação. Por lá você pode encontrar história viva, cultura e belezas naturais.
Aqui no Brasil durante o período colonial, os quilombos foram áreas de refugio para escravos africanos e afrodescendentes que se rebelavam contra os escravistas brancos.
Essas comunidades existem até os dias atuais, confira algumas que recebem os turistas de braços abertos.
1. Parque Memorial Quilombo dos Palmares, em Alagoas é o maior e o mais importante durante o período colonial.
2. Quilombo Pedro Cubas, em São Paulo ainda conta com 59 familias de descendentes de escravos.
3. Quilombo Sapatu, também em São Paulo atrai os turistas que buscam conhecer melhor a comunidade negra remanescente da região do Vale do Ribeira e para se refrescar nas Queda do meu Deus.
4. Quilombo Campinho, localizado no Rio de Janeiro foi criado por três negras ex-escravas da fazenda independência, em Paraty. Para visitar o local é necessário fazer o agendamento da visita, fazendo contato com o quilombo.
5. Quilombo Ivaporunduva, em São Paulo, fica as margens do rio Ribeira em Iguape e é a comunidade mais antiga do Vale do Ribeira.
6. Quilombo Kalunga, em Goiás fica em meio a serras, rios, vales e cachoeiras da Chapada dos Veadeiros, é o mais maior do Brasil atualmente com cerca de duas mil famílias.