O setor rodoviário foi movimentado durante o Carnaval. AClickBus, líder em vendas online de passagens de ônibus, registrou em sua base que o número de bilhetes comprados pela internet, site ou celular, para esse feriado superou em 70% as vendas efetuadas na mesma época do ano passado, além de bater o recorde de vendas desde o seu lançamento em agosto 2013. Passagens compradas por pessoas que embarcaram ou desembarcaram na região Sudeste registraram um crescimento de 75,5% nas vendas se comparadas com o mesmo período de 2015.
Para o feriado, os destinos mais visitados na região Sudeste por turistas que viajaram de ônibus e compraram suas passagens na plataforma de vendas online foram: Rio de Janeiro (28,3%), São Paulo (20,8%) e Cabo Frio (3,3%). Já as cidades de onde os foliões mais saíram rumo a outros locais foram: Rio de Janeiro (37,8%), São Paulo (26,4%) e Belo Horizonte (2,9%).
A data em que as pessoas mais viajaram de ônibus em todo o Brasil foi o dia 05 de fevereiro, gastando, em média, R$ 169,03. Na região Sudeste, as pessoas embarcaram mais no dia 05 também, e gastaram em média R$ 171,22.
Fatores como inflação e taxa de câmbio do dólar motivam as viagens domésticas e a preferência pelo ônibus ao invés do avião ou carro. De acordo com a mais recente pesquisa intitulada Sondagem do Consumidor – Intenção de Viagem, realizada em dezembro pelo Ministério do Turismo, e que mede o interesse do brasileiro em viajar nos próximos seis meses, 86,4% das pessoas que vão viajar pretendem visitar destinos turísticos nacionais, contra 80,2% que afirmavam o mesmo em igual período de 2014. Este levantamento mostra ainda crescimento de 7% nas intenções de viagens de ônibus.