PUBLICIDADE

Multimodal

Viagens de ônibus tem o maior índice em cinco anos


A maior procura por viagens nacionais por conta da instabilidade da economia brasileira e os altos preços das passagens aéreas incentivam a procura por viagens de ônibus. De acordo com o Boletim de Intenção de Viagem do Ministério do Turismo, a intenção de viajar de ônibus bateu em setembro seu maior índice dos últimos cinco anos com um aumento de 75%. Em 2010, o ônibus foi escolhido por 8% dos entrevistados; em 2015, 14%.

As vendas de passagens nos dias 26 e 27 de outubro para o feriado de 2 de novembro foram 160% maiores do que as vendas dos dias 19 e 20 de outubro para aquele final de semana, segundo dados internos da ClickBus, líder em vendas online de passagens de ônibus. Enquanto a demanda rodoviária aumenta, a de transporte aéreo doméstico, em setembro, teve o segundo mês consecutivo de queda. Dados da Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas) mostram que em setembro, a retração chegou a 0,8% em relação ao mesmo mês do ano passado, após recuar 0,6% em agosto.

Um dos principais fatores para a procura maior pelo ônibus é o aumento dos preços das passagens aéreas, reflexo da alta do dólar. De acordo com o presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), Eduardo Sanovicz, os custos do querosene de aviação e as despesas com arrendamento de aviões, atreladas ao dólar, subiram mais de 50% neste ano. A outra grande razão pela maior procura por passagens de ônibus é que o brasileiro tem optado por viajar mais em território nacional. Segundo dados divulgados no dia 23 de outubro pelo Banco Central, os gastos dos brasileiros com viagens internacionais caíram 47% em setembro deste ano em comparação com mesmo período do ano passado.

PUBLICIDADE