PUBLICIDADE

Cruzeiros Turísticos

Companhia de cruzeiros anuncia acordo para a construção de dois novos navios

Nessa quarta-feira, dia 29 de novembro, no estaleiro Fincantieri, em Monfalcone, na Itália, a MSC Cruzeiros recebeu oficialmente seu novo e revolucionário navio, o MSC Seaside. A cerimônia contou com a presença de Sergio Mattarella, presidente da República Italiana, Graziano Delrio, ministro italiano de Infraestrutura e dos Transportes, bem como outras autoridades.

Esse foi o segundo novo transatlântico entregue neste ano e, no evento, a armadora e o Fincantieri também assinaram a encomenda de dois navios Seaside EVO, uma evolução do protótipo do Seaside, que representam um investimento total de 1,8 bilhão de euros.

“O início das operações do MSC Seaside representa um importante marco na história e no futuro da nossa empresa, e também incorpora um momento crucial para a indústria. Ele é o primeiro navio do quinto protótipo que colocamos em operação e introduz um produto totalmente inovador, estabelecendo um novo padrão no setor. A geração Seaside foi projetada para aproximar os hóspedes do mar e operar em águas ensolaradas, além de ultrapassar os limites da tecnologia marítima com foco nos viajantes”, comenta Pierfrancesco Vago, presidente executivo da MSC Cruzeiros.

“À medida que nos aproximamos do final de 2017, olhamos para o último ano e celebramos um crescimento sem precedentes da nossa capacidade. Com o início das operações de dois dos mais novos e inovadores navios da indústria em seis meses, e com a adição de duas embarcações Seaside EVO ao nosso plano de investimento, estamos melhores posicionados para expandir ainda mais nossa operação global. Esperamos a entrega de, pelo menos, um novo navio a cada ano até 2026, com seis inaugurações entre 2017 e 2020”, completou o executivo.

“Estamos orgulhosos de ter realizado um projeto tão importante: um navio, para um novo cliente, o maior já construído na Itália. Isto demonstra não só a nossa capacidade de atender às necessidades dos armadores, mas também o extraordinário nível operacional que o Fincantieri atingiu. Destaco também que o “Seaview”, navio-gêmeo do “Seaside”, será entregue em apenas seis meses, neste mesmo estaleiro”, afirmou Giuseppe Bono, CEO do Fincantieri. “Acreditamos ter construído um navio altamente inovador com a MSC. Ele representa um novo salto de qualidade tecnológica. Esse marco nos permitiu ganhar a fidelidade do cliente com a encomenda de dois novos transatlânticos, o que, novamente, será uma evolução real”, acrescentou Bono.

Com o novo acordo entre a MSC Cruzeiros e o Fincantieri, o espaço inicialmente reservado para o terceiro navio da geração Seaside, com entrega prevista para 2021, foi substituído pela construção do primeiro dos dois navios Seaside EVO. O segundo tem entrega prevista para 2023.

Além de oferecer ainda mais espaço, os navios Seaside EVO serão maiores, terão mais cabines, um Yacht Club ampliado – com um deck adicional e suítes mais amplas – e hospedarão até 5.646 hóspedes. Assim como a geração Seaside, eles serão equipados com a mais recente e avançada tecnologia ambiental, incluindo um sistema de Redução Catalítica Seletiva (SCR); um avançado sistema tecnológico para controle de emissões ativas, que reduz significativamente o óxido de nitrogênio (NOx) transformando-o em nitrogênio inofensivo (N2) e água; tecnologia de limpeza de gases de escape (EGC), para atender aos regulamentos de exaustão mais rigorosos nas áreas portuárias e operacionais; os mais avançados sistemas de gestão e reciclagem de resíduos; sistemas inovadores de tratamento de água, os quais vão além das normas regulatórias e atendem aos mais altos padrões da indústria; e um sistema avançado de recuperação de energia e calor.

Estas embarcações contarão ainda com o que há de mais atual em termos de dispositivos para economia de energia e todas as áreas serão equipadas com iluminação LED. Os navios serão ultra-hidrodinâmicos graças às linhas de casco optimizadas, hélices e lemes, combinados com a pintura anti-incrustante. Com isso, a resistência das ondas será ainda mais reduzida, o que resultará em um consumo mais eficiente de combustível.

Com os novos navios, o atual plano de expansão da empresa, sem precedentes na indústria, passará a incluir 12 novas embarcações a serem construídas até 2026, representando um investimento global de 10,5 bilhões de euros.

Durante a cerimônia de entrega do MSC Seaside, que homenageou uma secular tradição marítima, Roberto Olivari, diretor do estaleiro Fincantieri, entregou a Pier Paolo Scala, comandante do novo navio, uma ampola com as primeiras águas que tocaram o casco quando o transatlântico flutuou no início deste ano. Após o encerramento do evento, a embarcação partiu para Trieste. De lá, seguirá com destino a Miami para sua cerimônia de inauguração, que acontecerá no dia 21 de dezembro.

O MSC Seaside, primeiro navio da geração Seaside, é um protótipo completamente novo que estabelece novos e inovadores limites na construção e no design de navios. Com 153.516 toneladas e capacidade para 5.119 hóspedes, é o segundo transatlântico recém-construído a integrar a nova geração da frota MSC Cruzeiros e o primeiro a ser entregue pelo Fincantieri. Ele realizará itinerários partindo de Miami e fará seu primeiro cruzeiro pelo Caribe, visitando diversos destinos pelo leste e oeste da região.

Depois do MSC Seaside, o MSC Seaview será inaugurado em junho de 2018, para sua temporada inaugural no Mediterrâneo. Durante a cerimônia de entrega, Vago anunciou que o evento de inauguração do MSC Seaview será realizado em Civitavecchia, na Itália, no dia 02 de junho do próximo ano.

Principais características do MSC Seaside

  • Comprimento/largura/altura: 323,3m/41m/72m
  • Tonelagem: 153.516
  • Hóspedes: 5.119
  • Tripulação: 1.413
  • Velocidade máxima: 21,3 nós
  • Navio da frota MSC Cruzeiros
  • 14º navio a integrar a frota da MSC Cruzeiros desde 2003
  • Primeiro navio da geração Seaside
  • Irmão-gêmeo: MSC Seaview
  • Data de entrega: 29 de novembro de 2017
  • Cerimônia de inauguração: Miami, Florida, 21 de Dezembro de 2017
  • Área de operação: Caribe
  • Horas de trabalho para a construção do navio: 10 milhões
  • Número de colaboradores do Fincantieri envolvidos no projeto: 4 mil

Principais características do Seaside EVO

  • Comprimento/largura: 339m/41m
  • Tonelagem: 169.380
  • LSA: 7.280
  • Entrega: 2021, 2023

 

Foto: Reprodução

 

 

PUBLICIDADE