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Roteiros Turísticos

Viajar é o desejo número 1 dos brasileiros, segundo associação

O longo período de isolamento em casa na pandemia, a consolidação do home office como alternativa viável ao trabalho fixo no escritório e novas gerações mais interessadas em experimentar do que colecionar bens materiais são alguns dos fatores que levam os especialistas a apostar na manutenção do turismo de lazer em alta.

Destino majoritariamente de lazer, o Nordeste liderou as vendas no Brasil no primeiro trimestre de 2022, tanto na Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav) quanto na Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa).

Com 86% das vendas do período sendo de viagens no Brasil, as associadas da Braztoa apontaram Salvador, Fortaleza, Maceió, Natal, Porto de Galinhas e Porto Seguro como os destinos mais comprados.

Na lista da Abav, aparecem também São Paulo, Rio de Janeiro e Gramado. “Acho que a gente realmente não contava que esse ‘revenge travel’ contra a pandemia fosse superar todos os índices e trazer a recuperação para 2022, e não para 2023 e 2024”, afirma Magda Nassar, presidente da Abav. “O lazer está muito aquecido. Viajar é o desejo número 1 dos brasileiros.”

No primeiro semestre de 2022, os hotéis do Grupo Leceres tiveram uma ocupação média de 75% – em 2019, era de 58%. A receita da empresa, que é focada no turismo de lazer, está 60% melhor do que antes da pandemia. “Tudo caminha para fecharmos o ano com R$ 396 milhões”, diz Fabio Mader, CEO do grupo, criado a partir da venda da antiga rede GJP para um fundo de investimentos de private equity gerido pela RCapital. “A receita decorrente do consumo cresceu 45% em relação à de antes da pandemia, com os hóspedes gastando mais em spa, restaurantes e experiências como piquenique e cinema no quarto.”

*Pela Forbes

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