PUBLICIDADE

- INVISÍVEL

Destinos mexicanos: Chiapas


Neste estado sobram tesouros desde a herança pré-hispânica que preservam as etnias locais até a influência colonial de seus povos e cidades, passando pela grande diversidade de flora e fauna. Os maias habitaram este território desde cerca do ano 600 a.C. e hoje é possível encontrar vestígios dessa civilização, especialmente ao norte.

Para não esquecer a gastronomia única que caracteriza Chiapas: você não pode deixar de provar o porco com chirmol e os temales como o touro pinto ou o picte, assim como o chipilin em todas as suas versões. Além do mais, este estado surgiu como um dos destinos mais atraentes paca quem gosta do ecoturismo.

Izapa

Muito perto da fronteira com a Guatemala e do vulcão Tacará, esta antiga cidade surpreende pela grande quantidade de túmulos que preserva (cerca de 130), muitos dos quais deram suporte a diversos templos. Ainda há muito para restaurar, mas sabe-se que a extensão do complexo arquitetônico está em torno de dois quilômetros, um tamanho considerável que mostra a sua importância. Foram descobertas bases piramidais, campo para jogos de bola e praças, mas o destaque é a chamada Estela 5: um monumento monolítico de 1,5 toneladas que, acredita-se, registra um mito da criação. Os edifícios e os vestígios de Izapa estão cercados por uma intensa vegetação, com destaque para o cacau, que aqui sempre foi produzido com abundância.

Palenque

Em meio à densa floresta se encontra uma das mais belas cidades maias. Palenque, cujas construções principais datam do período clássico, destaca-se pelo seu campo de jogo de bola o aqueduto, mas, principalmente por seus templos e palácios, que estão em boas condições de conservação. O templo das inscrições é considerado o mais importante de todo o sítio arqueológico e é também o maior. Tem esse nome porque em seu interior se conservam numerosos hieróglifos que narram a história da nobreza da cidade. Entre a umidade do ar, o verde da natureza e o calor, não há um visitante que não pergunte como foi que uma civilização conseguiu erguer estas construções debaixo dessas condições climáticas tão adversas. A beleza do local, declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1987, cresce com a paisagem de fundo e faz com que a experiência desta visita se transforme em uma aventura maravilhosa.

PUBLICIDADE