PUBLICIDADE

- INVISÍVEL

TAM Viagens será apoiadora oficial das Olimpíadas


A TAM Linhas Aéreas e a TAM Viagens, empresas do Grupo LATAM Airlines, firmaram contrato de apoio aos Jogos Olímpicos Rio 2016, que vão acontecer no Rio de Janeiro de 5 a 21 de agosto do próximo ano. Como linha aérea e operadora oficiais, as empresas são as únicas em seus setores de atuação no Brasil no apoio ao evento.

A TAM também apoia os Jogos Paralímpicos Rio 2016, de 7 a 18 de setembro. Juntos, eles vão reunir mais de 15 mil atletas de 205 países em quase 700 provas de 42 esportes Olímpicos e 23 Paralímpicos.

“Com certeza os Jogos Olímpicos 2016 receberão o maior investimento dentro da plataforma de patrocínio da TAM”, afirmou o diretor de Marketing da TAM Linhas Aéreas, Eduardo Costa.

Pelos contratos firmados, a TAM transportará o staff do Comitê Organizador dos Jogos Rio 2016 durante o período de preparação e competições dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Já a TAM Viagens será a responsável pelo Programa Nacional de Hospitalidade e Viagens dos Jogos Olímpicos, oferecendo roteiros com exclusividade dentro do Brasil, podendo abranger desde o transporte aéreo à hospedagem, transfers e ingressos para as competições.

“Faz tempo que discutimos a parceria que irá reforçar a marca para a população brasileira”, afirma presidente executiva da TAM S.A. e TAM Linhas Aéreas, Cláudia Sender, ao se referir que o investimento continua sendo importante, mesmo que a identidade da marca mude até 2016.

A TAM também será a companhia aérea oficial responsável pelo transporte da Tocha Olímpica Rio 2016, que partirá da Grécia e passará por várias cidades brasileiras até chegar ao Rio de Janeiro. “Esta é uma oportunidade valiosa de projetar uma imagem positiva do Brasil e do continente para o mundo”, completa Cláudia.

“Estamos satisfeitos em contar com duas empresas que são referência em suas áreas”, disse o presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman.

A empresa também foi patrocinadora das duas últimas edições do Rio Open de Tênis e neste ano, junto com a LAN e Lantours, patrocina e oferece pacotes oficiais para Copa América, no Chile.

As aeronaves utilizadas para as operações serão a Boeing 767 no transporte internacional e o Airbus A-319 e A-320 no aéreo nacional.

Vendas

De acordo com o diretor executivo da TAM Viagens, Marcelo Dezem, a companhia deve receber cerca de 1,5% dos ingressos de Rio 2016 para venda, de um total de 7,5 milhões. “Ainda não sabemos quanto irá movimentar, porque o preço dos pacotes podem variar”, diz.

A TAM Viagens terá a IMM, empresa do setor de esporte e entretenimento, como agente exclusivo de vendas na comercialização dos pacotes. A empresa foi responsável pela venda desses pacotes nos Jogos Olímpicos Londres 2012.

No caso da TAM Linhas Aéreas, Claudia afirma que pode haver uma queda da demanda, mas que o impacto não será tão grande quanto no período da Copa do Mundo em 2014. “A expectativa é diferente da Copa, porque a Olimpíada tem muitos eventos espaçados, além de estar concentrado em uma única cidade. Isso reduz a complexidade.”

O investimento não é instantâneo, mas de longo prazo. O patrocínio não estimula a venda imediatamente. Um exemplo foi os Jogos Olímpicos de Londres, em que no ano do evento não houve impacto nas vendas, mas depois aumentou consideravelmente”, explica a executiva.

Ainda segundo a Cláudia, todas as companhias que atuam no Brasil vão precisar alterar um pouco a malha aérea. “Só não sabemos ainda o tamanho do remanejamento”, ressalta.

Questionada sobre a mudança de marca que englobará a TAM e a chilena Lan, a executiva comentou que possivelmente será realizada antes das Olimpíadas de 2016, mas caso isso ocorra, a identidade TAM continuará aparecendo na publicidade dos jogos.

PUBLICIDADE