PUBLICIDADE

Multimodal

Em Itajaí (SC), serviços náuticos devem crescer 30%

Potencial turístico da região, concentração de fabricantes e fornecedores náuticos, além de ampliação de vagas são alguns dos motivos

A previsão da Marina Itajaí é de um aumento de 30% até o final do ano de 2019, em relação ao ano anterior, no que se refere a reparos e manutenções preventivas de embarcações realizados na área de serviços do complexo náutico, no litoral catarinense. No setor náutico, Santa Catarina é o segundo maior polo do segmento no país.

Os números também correspondem ao aumento de movimentações de barcos por meio de equipamentos tecnológicos oferecidos pela marina capazes de carregar lanchas, iates e veleiros de até 75 toneladas ao pátio de serviços com segurança.

“Apenas na cidade de Itajaí, já temos hoje pelo menos quatro grandes estaleiros nacionais e internacionais, fabricantes de barcos de lazer a motor, sem falar no aumento significativo, especialmente nos últimos cinco anos, de prestadores de serviços e empresas relacionadas à náutica.

Para atender a demanda, a Marina Itajaí também ampliou recentemente a sua capacidade de vagas molhadas com a implantação de novo píer de 105 metros com 42 novos espaços para atracar barcos de até 30 metros de comprimento, totalizando atualmente 355 vagas disponíveis entre secas e molhadas. Além disso, o litoral catarinense é bastante procurado por navegadores do Brasil e exterior pelas inúmeras atrações que concentra. Fatores como esses justificam a nossa expectativa no desenvolvimento náutico, não apenas no que se refere à busca por vagas, mas também no oferecimento de tecnologia e estrutura para a realização de serviços, outro de nossos diferenciais na região”, explica o diretor náutico da Marina Itajaí Carlos Oliveira.

O pátio da Marina Itajaí atualmente comporta até 11 embarcações de cerca de 20 metros simultaneamente. Uma ampliação da área já está sendo estudada e prevista para duplicar o atendimento em 2020. Movimentações de barcos e locação de área de serviços antes da temporada de verão já podem ser agendadas.

A realização de manutenções preventivas, fundamentais para o bom funcionamento das embarcações, devem ser agendadas preferencialmente em épocas que o barco não é usado frequentemente, em meses como agosto e setembro, por exemplo.

“A partir do final de setembro até às vésperas da temporada de verão, habitualmente contamos com lista de espera, que poderá chegar a mais de 30 dias, para a realização de movimentações e utilização de nosso pátio de serviços. Portanto, para navegar tranquilo com o check list do barco em dia, é importante fazer as revisões com antecedência”, orienta a gerente comercial da Marina Itajaí Natasha Secchi.

“Além disso, os navegadores poderão garantir, aqui na Marina Itajaí, a movimentação de seus barcos de forma segura e profissional por meio de equipamentos de alta tecnologia como é o caso do Travel e Fork Lift, com acompanhamento técnico, além de uma área devidamente preparada para comportar embarcações de diversos portes e com segurança monitorada”, complementa.

PUBLICIDADE