PUBLICIDADE

Multimodal

Rota do Dragão ganha destaque no Guarujá (SP)


O Guarujá, no litoral paulista, é uma ilha e com um formato peculiar, de um dragão. Com inúmeras possibilidades de passeios, muitos deles são pouco conhecidos dos moradores e visitantes que chegam à cidade. Um atrativo cultural que vem conquistando o interesse são as Rotas do Dragão. A Rota Barra Grande é uma delas e compreende a Fortaleza e Museu da Barra Grande, a Praia do Tombo – Bandeira Azul e o Morro da Campina, conhecido também como Morro do Maluf.

A Fortaleza da Barra Grande é um forte construído pelos espanhóis para evitar o ataque de piratas. Situado em frente ao estuário de Santos, é o forte mais importante de toda Costa da Mata Atlântica. Uma obra do artista plástico Manu Mabe, pode ser apreciada no local.

A Fortaleza sofreu um ataque de piratas ingleses, em 1590, que perfurou o seu bloqueio. Depois disso, o local evitou uma tentativa de reabastecimento de barcos holandeses (1615), e outra de assalto de piratas franceses (1710). Além de servir como proteção à invasão de navegações inimigas, as instalações do forte foram utilizadas como presídio político. Com a construção do Forte de Itaipu, perdeu importância estratégica e, posteriormente, foi desativada.

O equipamento funciona de segunda a sábado das 9h às 17 horas e aos domingos não abre. Os agendamentos para visitação são necessários para grupos com mais de quatro pessoas e devem ser feitos pelo e-mail: fortalezadabarra@gmail.com ou pelo telefone (13) 3384-6194, onde são obtidas outras informações. O endereço é Rua Messias Borges, 380, na Praia de Santa Cruz dos Navegantes.

A Praia do Tombo – Bandeira Azul é o paraíso dos surfistas e a única do País a ter, por cinco anos consecutivos, o selo Bandeira Azul – certificação de excelência ambiental. Outro atrativo interessante é o Morro da Campina ou do Maluf, como é popularmente conhecido. Ideal para quem gosta de apreciar uma bela paisagem. Localizado ao final da Praia das Pitangueiras e com vista para a Praia da Enseada, é procurado por praticantes de voo livre e rapel. O local surpreende pelas encostas que somam mais de 50 metros de altura.

PUBLICIDADE