Num ano em que o consumo das famílias pisou no freio, as companhias aéreas recorreram às promoções para atrair os consumidores. Como resultado, os preços das passagens aéreas já recuaram 22,97% este ano, de janeiro a outubro, segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), a prévia da inflação oficial, medida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A Associação Brasileira de Agências de Viagens acredita que os preços estão mais baratos este ano porque a oferta de passagens e pacotes de viagens aumentou. A entidade prevê um aumento de 5% a 5,5% nas vendas de agências de viagens neste fim de ano.
Segundo a Gol, a relação entre o preço do combustível e as tarifas aéreas não é tão direta, até porque há uma defasagem de cerca de 45 dias para que um reajuste chegue de fato à companhia “O preço da passagem está muito mais ligado à demanda de mercado”, afirmou Eduardo Bernardes, diretor executivo de Vendas e Marketing da Gol.
A Azul Linhas Aéreas também confirmou que tem feito diversas promoções, “especialmente em casos de lançamento de novas rotas e estreia em novos mercados”. A TAM foi outra a promover ações promocionais ao longo do ano, com descontos de até 90% no valor da tarifa. “Como integra uma estratégia comercial, não revelamos os números e os resultados obtidos em nossas ações promocionais”, ponderou a empresa, em nota. Segundo a companhia, os passageiros brasileiros já assimilaram que conseguem pagar menos quando compram passagens aéreas com antecipação.