PUBLICIDADE

- INVISÍVEL

Penhasco na China ganha passarela de vidro


Skywalks são assustadoras passarelas de vidro colocadas sobre precipícios ou no alto de grandes prédios para dar ao visitante a sensação de estar voando. Elas já são populares atrações turísticas em lugares como o Grand Canyon, nos EUA, ou sobre as Montanhas Rochosas de Toronto, no Canadá. Mas a maior passarela de vidro do mundo foi recentemente inaugurada no Parque Nacional Geológico Longgang, município chinês de Chongqing.

Localizado no sudoeste da China, o Parque Nacional Geológico Longgang tem uma série de montanhas com altíssimos penhascos. Em uma delas, a 716 metros do solo – o equivalente a um prédio de 265 andares, uma passarela em forma de ferradura avança sobre o precipício, distanciando-se a quase 27 metros da beirada. Ela é cinco metros mais longa que a do Grand Canyon, no Arizona. Não é à toa que ganhou o nome de Yuanduan, que significa “no final das nuvens”.

Apesar da aparente fragilidade, os engenheiros responsáveis garantem que a passarela resiste inclusive a tufões e terremotos. Ela foi desenhada para suportar até 200 pessoas ao mesmo tempo, mas é liberada para somente 30 visitantes por vez. O objetivo é permitir que todos tenham a oportunidade de desfrutar da vista por inteiro, sem ter que ficar disputando por espaço com outros turistas. Por 60 yuan (cerca de R$ 30, na cotação de 18/05/2015) é possível permanecer na passarela por até 30 minutos.

Outra recordista entre as passarelas de vidro também fica na China. Na montanha Tianmen, na região nordeste da província de Hunan, o skywalk fica a 1.432 metros de altitude. É mais que o tamanho de 37 estátuas do Cristo Redentor (incluindo o pedestal) sobrepostas. No quesito altura, a passarela do Grand Canyon também fica em segundo lugar: está a 1.220 metros sobre o solo.

PUBLICIDADE