PUBLICIDADE

- INVISÍVEL

Pontos turísticos para os quais o ingresso antecipado é a única opção ou a garantia de entrada


Quem vai pela primeira vez à Capela Cistina, em Roma, ou à Estátua da Liberdade, em Nova York, pode se assustar com o tempo de espera para conhecer cada monumento. Sim, é provável que a parte mais desagradável de se viajar seja mesmo enfrentar as filas para visitar e comprar ingressos. Porém, se, na maioria dos locais, chegar cedo é suficiente, em outros pontos turísticos nem isso é garantia: é preciso reservar o ingresso com antecedência pela internet (em alguns lugares, meses antes) para fazer a tão sonhada visita. Em outros, os ingressos podem ser adquiridos na hora, mas em número limitado (o risco de enfrentar as filas e não conseguir entrar é grande). Veja a seguir alguns museus, eventos e lugares para onde é preciso comprar a entrada com antecedência.

BV-filas A Sagrada Família, Barcelona. A igreja — cuja construção começou em 1882, foi assumida por Gaudí de 1883 até sua morte (em 1926) e continua sendo erguida até hoje — é um dos pontos mais visitados da capital da Catalunha. Está localizada no centro de Barcelona e tem venda de ingressos limitada. As filas atravessam quarteirões, deixando muitos turistas de fora. Por isso, antecipar o ingresso é fundamental para quem não quer correr o risco de sair da cidade sem conhecer a construção. Pelo site oficial (sagradafamilia.cat), é preciso agendar não só o dia, como a hora.

‘A Última Ceia’, Milão. Uma das obras-primas de Leonardo da Vinci, o afresco está localizado em um prédio vizinho à Igreja Santa Maria della Grazie, na cidade de Milão. A demanda para a visita, que dura em média 15 minutos, é grande, e não é possível comprar ingresso na hora. O site de vendas é o vivaticket.it.

Monumento a Washington. O Obelisco, inaugurado oficialmente em 1885 em homenagem ao ex-presidente americano George Washington, é uma atração bastante popular para quem visita a capital americana. Só é possível entrar no local com ingressos comprados com antecedência. As entradas também podem ser adquiridas pessoalmente, porém, enfrentando enormes filas, que começam muito cedo e oferecem número limitado de entradas. Reservas devem ser feitas pelo recreation.gov.

Machu Picchu, Peru. Um dos destinos naturais preferidos dos brasileiros na América Latina, a construção inca histórica também tem número limitado para receber visitantes. Segundo o Ministério da Cultura daquele país, o acesso à trilha é restrito a 500 pessoas por dia. É possível comprar as entradas junto a agências que vendem pacotes para o destino ou ainda através de seu site oficial (machupicchu.gob.pe). As vendas também costumam acabar rapidamente.

Eventos na Disney. Alguns eventos da Disney são mais disputados que os próprios brinquedos, que já têm filas consideráveis. É o caso da reserva para uma refeição no castelo da Cinderela, o Cinderela’s Royal Table. Para conseguir almoçar ou jantar com as princesas, é preciso fazer reservas com meses de antecedência. No Bibbidi Bobbidi Boutique, há um salão de beleza que transforma as crianças em princesas (com direito a maquiagem, fantasia, manicure e cabelo). Porém, para conseguir tais regalias, é preciso começar a procurar bem antes: as reservas (pelo disney.com) estão sendo abertas atualmente com 180 dias de antecedência.

Isla Martillo, Terra do Fogo. A ilha fica no extremo sul da Argentina, onde é possível observar a vida dos pinguins da região. Agências de turismo costumam oferecer pacotes para avistar o local, mas poucas têm autorização para levar turistas até lá. Para isso, é claro, apenas reservando o passeio com antecedência (que hoje é de quatro meses, já que só grupos de 20 pessoas podem conhecer o local por vez). A principal agência é a Pira Tours: piratour.net.

Coyote buttes, Arizona. O cenário desértico e a explosão de cores do parque nacional que abriga o Coyote Buttes, no Arizona, atrai muitos turistas e fotógrafos que querem registrar a formação geológica única, chamada de “The Wave”. Há rígido controle de entrada no parque e, para conhecê-lo, é preciso se inscrever em seu site oficial com pelo menos quatro meses de antecedência. Outras informações no blm.gov.

Ilha de alcatraz, São Francisco. A ilha californiana abriga o presídio de Alcatraz, que foi fechado ainda nos anos 1960 e se tornou um museu, com acesso restrito por via marítima. Para se chegar ao local, apenas com compra antecipada, que pode ser feita no Alcatraz Cruises: alcatrazcruises.com.

Alhambra, Granada. Um dos principais destinos turísticos da Espanha, o complexo de Alhambra abriga um castelo que se tornou um dos últimos resquícios da dominação moura no país. É possível comprar ingressos no dia da visita, mas o número de entradas é limitado. Para conhecer o local, que inclui ainda passeios pelos jardins do complexo, é recomendável comprar ingressos com antecedência, agendando o dia e horário no ato da compra. O site do complexo é o ticketmaster.com.

PUBLICIDADE