PUBLICIDADE

Multimodal

02 de março – Dia Nacional do Turismo


O dia nacional do turismo é uma comemoração à atividade econômica que mais cresce, motivada, principalmente, pelo avanço da globalização e dos sistemas de transportes

 

O dia nacional do turismo é comemorado em 02 de março, enquanto que o dia mundial do turismo é celebrado no dia 27 de setembro em resolução aprovada pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 1980. Trata-se de uma importante prática econômica atual, responsável pela geração de riquezas, empregos e pela circulação de capital e pessoas.

O turismo é definido como o deslocamento de pessoas para locais além daqueles de sua familiaridade cotidiana imediata por um período superior ao de 24 horas e inferior ao de 180 dias, sem a realização de atividades comerciais ou o exercício de funções profissionais e trabalhistas.

Se uma determinada localidade investe em turismo, isto é, promove medidas para a instauração de bens que permitam uma maior atratividade, além de fornecer condições para a instalação de visitantes, há uma sensível mudança em seu padrão econômico. O ponto mais visível quando aumenta a demanda turística de uma região é a geração de empregos, que podem ser diretamente ou indiretamente relacionados à área. Além disso, há um enriquecimento cultural gerado pela interação dos diferentes povos, de modo a conectar ainda mais os diferentes pontos na cadeia de fluxos da globalização.

Ainda é importante considerar que a indústria do turismo – a que mais cresce no mundo na atualidade – é responsável também por garantir o funcionamento de outros setores da economia, com destaque os sistemas de transporte e comunicação. Não obstante, as áreas econômicas relacionadas ao lazer, comércio, cultura, hotelaria e outras também mantém uma boa dinâmica quando o turismo é elevado em uma dada região.

Podemos dizer que o turismo é uma atividade moderna contemporânea, pois, afinal, é com o desenvolvimento dos sistemas de transporte e a integração mundial destes em consonância com os avanços nos sistemas de comunicação que o turismo consegue se instrumentalizar. Até existiam deslocamentos do tipo na antiguidade, notadamente na Grécia, mas ainda não se vislumbrava nesse período o turismo como uma forma de se dinamizar a sociedade e gerar riquezas.

Por esse motivo, é com um sistema de transporte articulado que o turismo vem crescendo no mundo. Tanto é que as regiões mais bem estruturadas nesse quesito são as que mais recebem turismo, afinal, quanto mais fácil o deslocamento, maior a preferência daqueles que se deslocam.

Os países desenvolvidos, embora abriguem o maior número de turistas que deixam o local de origem para outras partes do mundo, são também os que mais recebem a visita temporária de estrangeiros. Paris é hoje considerada como uma referência internacional, assim como Barcelona (Espanha) e outros inúmeros pontos. No Brasil, o destaque vai para a cidade do Rio de Janeiro que, embora apresente uma grande carga turística, ao menos por enquanto não se compara aos grandes destinos internacionais do mundo.ia Nacional do TT

Existem vários tipos de turismo, a depender da temática principal local que proporciona a atratividade de um determinado destino. Há, por exemplo, o turismo religioso, o de negócios, o de lazer, o de repouso, o de aventura, o ecoturismo, o político, o de saúde e muitos outros temas.

O turismo é um setor gerador de serviços em atividades como hospedagem, alimentação, transporte, entretenimento etc. De acordo com a Organização Mundial do Turismo e as Nações Unidas, define-se como turismo “as atividades praticadas pelos indivíduos durante as suas viagens e permanências em locais situados fora do seu ambiente habitual, por um período contínuo que não ultrapasse um ano, por motivos de lazer, negócios e outros”. De acordo com a Associação Brasileira de Viagens, o turismo movimenta, no mundo, aproximadamente U$ 3,5 trilhões, representando quase 10% do PIB da terra. Segundo a Embratur, a indústria do turismo no Brasil movimenta mais de R$ 30 bilhões, o que representa algo em torno de 3,5% do PIB nacional, sendo que o turismo interno responde por, aproximadamente, 80% deste total.

No Brasil, o período de alta temporada coincide com as férias de julho e dezembro. Nesse último mês, por causa do verão, o Brasil recebe pessoas de todo o mundo, e também de outras regiões do Brasil, interessadas no calor e nas praias brasileiras.

PUBLICIDADE