PUBLICIDADE

Multimodal

Airbus superou a Boeing em número de pedidos de avião  


A Airbus superou a Boeing no número de pedidos de novas aeronaves por uma margem bastante estreita, mas continuou a entregar menos jatos do que a concorrente em 2014, de acordo com dados divulgados.

A Airbus disse ter recebido 1.456 pedidos por aeronaves no ano passado, apesar de outras solicitações terem sido canceladas. O resultado foi o segundo maior para a empresa, que em 2013 registrou 1.503 pedidos. Com os novos acordos, a companhia acumula reserva de estoques de 6.386 pedidos, avaliados em US$ 919,3 bilhões. A Boeing, em comparação, informou na semana passada que registrou 1.432 pedidos em 2014.

No entanto, a Airbus segue entregando menos aviões que a Boeing. No ano passado, foram entregues 629 unidades, contra 723 da principal concorrente. Ainda assim, a produção foi a maior já registrada pela francesa, que planeja construir mais aeronaves neste ano, ainda que não supere a Boeing. Apesar do bom resultado, as dúvidas estão crescendo no mercado de aeronaves comerciais, já que a demanda deve ser impactada pela desaceleração econômica em mercados importantes e pelo grande estoques de pedidos.

Para o analista da Investec, Rami Myerson, o atual nível de novos pedidos é “insustentável”. No ano passado, o número de solicitações às empresas foi o dobro do que a sua capacidade de produção combinada. Myerson prevê que essa razão caia a 1,4x no futuro. Outros economistas consideram também que a queda nos preços do petróleo tornaram aeronaves antigas e menos eficientes economicamente viáveis de novo, o que reduz a necessidade das linhas aéreas comparem novas aeronaves.

PUBLICIDADE