PUBLICIDADE

Multimodal

LAN Peru confirma voo direto para Orlando


O gerente-geral da LAN Peru, Félix Antelo, confirmou o início dos voos diretos de Lima para Orlando a partir do dia 20 de junho em aeronaves Airbus 319. O destino será o quarto sem paradas para os Estados Unidos, depois de Miami, Nova York e Los Angeles. A companhia comecará a voar para Toronto (Canadá), com uma escala em Nova York, e encerrará o ano em Barcelona (Espanha), a partir de São Paulo (Brasil), com sua parceira TAM.

O executivo revelou, ainda, os planos da empresa para o mercado nacional e internacional, incluindo ampliação de frequências diárias para Cusco, Arequipa, Piura e Talara. Ele também mencionou as projeções da companhia para este ano, a renovação da frota com três Boeing 787 até janeiro de 2016 e a política de preços.

“O mercado de aviação (peruano) comercial cresceu entre 5% e 6%, o dobro do PIB. Este ano esperamos maior crescimento, entre 8% e 10%. No caso da LAN Peru, temos visto um bom primeiro trimestre e esperamos que continue. Assim, aumentaremos a oferta para o sul (Arequipa e Cusco) e norte (Talara e Piura com mais vôos diários). O resto dos mercados deverá crescer entre 4% e 5%”, disse Antelo.

O gerente-geral ressaltou que a empresa voa atualmente para 16 destinos domésticos e mantém o interesse de operar Jaén, Cocanha e Malvinas (Cusco). No entanto, isso dependerá da melhoria da infraestrutura de seus aeroportos, uma vez que suas pistas de hoje não estão prontas para receber aeronaves como o Airbus 320 ou o Airbus 319.

Internacionalmente, o executivo disse que, além de Orlando, Toronto e Barcelona, ​​a LAN aumentou a oferta para o Caribe e a partir deste mês passará de sete para nove voos semanais a Nova York. “No ano passado nós viemos com a TAM para Assunção com quatro voos semanais e o objetivo é chegar a um voo diário no curto prazo”, apontou.

Nesse sentido, ressaltou que o número de peruanos que viajam para o exterior tem crescido de forma constante, de 5% a 10% ao ano, enquanto há um crescente interesse por parte de estrangeiros para descobrir os encantos do Peru, não só Machu Picchu e Lima, mas também como um destino gastronômico, de praia e de natureza.

Preços e Frota

Antelo observou que, tanto no mercado nacional quanto no internacional, as taxas estão entre 7% e 10% menores do que no ano passado devido a diversos fatores, como os preços dos combustíveis mais baixos e o aumento da intensidade competitiva, que leva a preços atrativos.

Ele argumentou que neste ano a redução de preço dependerá de fatores como a concorrência, os custos e a situação da economia e da taxa de câmbio. No entanto, afirmou que viagens para Santiago (Chile) subirão cerca de 30% devido à demanda gerada pela Copa América 2015.

Por fim, acrescentou que até 2016 a companhia aérea irá operar três Boeing 787 Dreamliner no Peru por rotas a partir de Lima para Los Angeles, Madrid, Nova York, Miami e, provavelmente, México.

PUBLICIDADE