Viagens curtas aos finais de semana. Se este é o seu plano para conhecer algum lugar, pode comemorar: segundo um levantamento do site de pesquisas de viagens Kayak, a probabilidade de conseguir preços mais baixos em passagens aéreas é grande.
O estudo aponta que em uma viagem internacional curta, de até sete dias, por exemplo, a economia pode ser de 30% se a saída for na sexta e o retorno na segunda. Em voos nacionais, a economia para viagens curtas aos finais de semana chega a 15%, saindo em uma sexta ou sábado e retornando em um domingo ou segunda.
Já para uma viagem nacional mais longa, o melhor dia para partir é domingo com volta em uma quinta: saindo nestas datas, os preços podem ser 11% mais baratos. Os dias ideais para as viagens fora do país com mais de sete dias são segunda com volta em uma quinta ou com saída na terça e retorno na quarta. Nestas datas, a economia chega a ser de até 6%.
VOOS DE NEGÓCIOS MAIS CAROS
Segundo a pesquisa há uma tendência de barateamento de voos para lazer quando comparados com voos de negócios. Quem viaja para uma reunião na segunda e volta na terça no país, por exemplo, pode amargar 40% a mais no preço da passagem.
Em média, para as viagens com mais de sete dias, os preços costumam variar menos, segundo a pesquisa, e o valor médio tende a ser um pouco maior (cerca de 5% para voos domésticos e 30% para voos internacionais).
“Ao analisar uma amostragem da nossa base de mais de 1 bilhão de buscas anuais, identificamos que viagens de até sete dias costumam variar mais de preço do que as viagens que duram mais tempo”, aponta Nicolas Scafuro, diretor do KAYAK para América Latina.