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Andrea Nakane: Sustentabilidade

O Verde ganha projeção,ainda que desbotado.

 

Muitas ações e iniciativas – pós pandemia – foram e estão urgentemente  sendo posicionadas visando a adaptabilidade as novas demandas globais. E entre elas, está a continuidade, de forma mais enfática, da retomada das discussões em torno de uma agenda na qual o conceito de sustentabilidade ressurge com toda indúctil preocupação e interesse.

Já passou a hora de incluir tal temática no cerne de todo e qualquer negócio. As empresas que mantiverem suas posturas de ignorância frente a tal fato, certamente não conseguirão manter-se ativas no mercado, que justamente busca uma ação coletiva e consciente, mobilizadora de todos, sem exceção.

Batizada de nova economia, esse estágio conclama que as questões vinculadas aos preceitos do desenvolvimento sustentável façam parte de suas estratégias de posicionamento e propósitos de entregas, sejam de produtos ou serviços.

A cadeia produtiva da hospitalidade, portanto, deverá incluir essas perspectivas em suas operações e inovações.

O momento de colapso econômico do turismo e suas ramificações prevê inúmeras novas abordagens para sua retomada, quando atingirmos uma real imunização de massa. É notório que as atividades do Ecoturismo e atrativos de maior integração com a natureza estarão em voga. Mas torna-se vital realinhar seus propósitos com essa onda que está relacionada ao consumo verde, no qual há maior busca por empresas e projetos que tenham realmente um compromisso autêntico com a temática da sustentabilidade, sem filtros e/ou ludibriações.

A própria hotelaria, ainda na década de 90, foi protagonista de ações que ficaram conhecidas como greenwashing, pois alegava uma prática de cuidado para com o meio ambiente, mas por trás evidenciava uma política agressiva de contenção de despesas com lavanderias e outros processos.

Eventos que se auto intitulavam eventos verdes, pelo simples fato, de usarem em sua papelaria promocional, papel reciclado, apareciam em grande quantidade, demonstrando que uma visão fragmentada e, em muitas dos episódios, oportunistas, estavam presentes nessa onda.

Se o mundo realmente mudou com a trágica vivência em combate ao Sars-CoV2 (Covid-19), a hora é de arregaçar as mangas e efetivamente trabalhar em um equilíbrio com o ambiente, colocando em prática os axiomas do desenvolvimento sustentável, que desde 1992, na Rio 92, a conferência mundial das Nações Unidos com relação ao Meio Ambiente, vem sendo alvo de debates, mobilizações e testemunhos, com algum efeito, mas ainda, muito aquém da necessidade.

Para quem ainda tem diversos pontos de vistas em aberto, vale a pena participar no próximo dia 25 de maio, às 11h, via plataforma online, do evento Cidadão Global 2021, que contará com a participação do ex-vice-presidente dos Estados Unidos, ganhador do Prêmio Nobel da Paz e um dos mais respeitados ambientalistas do mundo, Al Gore que apresentará o tema Sustentabilidade: na visão de quem inspira e respira o progresso responsável do planeta. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas via www.cidadaovalorsantander.com.br

Ter acesso a informações concretas e exemplos reais otimizam a formatação de uma maior conscientização e consequentemente, ação.

Então, vamos nessa!

Façamos cada um à sua parte e estejamos de olho nas empresas e atividades que realmente estão de mãos dadas com a sustentabilidade do planeta, e nossa própria!

Isso não é mais um diferencial competitivo, mas sim uma prerrogativa de sobrevivência.

 

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