PUBLICIDADE

ARQUIVO ///

Marcelo Tesserolli: Atrativos turísticos do Rio reabrem e lançam campanha para receber visitantes

Por: Marcelo Tesserolli

Uma parceria entre os principais atrativos da Cidade: Trem do Corcovado, AquaRio, Rio Star, Bondinho Pão de Açúcar, Paineiras Corcovado e Jardim Botânico, marca a reabertura do turismo no Rio de Janeiro.

Em uma reunião coletiva com a imprensa, realizada na manhã de hoje (12), as maiores atrações turísticas da Cidade lançaram a campanha Redescubra o Rio. A iniciativa inédita tem como objetivo permitir que cariocas e fluminenses possam descobrir ou redescobrir os lugares em que o mundo inteiro gostaria de visitar, de forma segura, em acordo com todos os protocolos de segurança sanitária para visitantes e funcionários.

A iniciativa marca a reabertura conjunta dos equipamentos ao público, neste próximo sábado (15), com exceção do Jardim Botânico que já estava funcionando, e vai oferecer benefícios para toda a população do Estado do Rio, com descontos de 30 a 50% por ingresso, em cada um dos atrativos.

De acordo com o presidente da empresa que administra o Trem do Corcovado, será adotado um protocolo bem completo, elaborado em conjunto com os demais equipamentos turísticos do Rio de Janeiro e inclui “desde a parte de prevenção, precauções todas como uso de máscara, distanciamento social para evitar aglomerações tanto na bilheteria quanto na área de embarque, medição de temperatura e álcool em gel, disponível em todos os postos estratégicos da estação”, explicou Sávio Neves.

 

Vale lembrar que, por questões de segurança, os atrativos estarão funcionando com capacidade reduzida e em horários diferenciados. Portanto, antes de ir, confira os horários e as condições de acesso nos sites de cada atração e boa visita!!

Fonte: Agência Brasil e ASCOM do Trem do Corcovado

 

Turismo religioso no Rio

Nascido e criado dentro do cristianismo, não me considero uma pessoa tão religiosa, entretanto, acredito muito na minha fé e procuro frequentar as missas dominicais, sempre que possível. Na verdade, tenho uma fascinação muito grande por igrejas, sobretudo as mais antigas, que gosto de conhecer a história e apreciar sua arquitetura externa e interna. Nelas, a imaginação me faz viajar séculos ao passado na tentativa de visualizar os rituais das missas naquela época: como eram proferidos, quanto tempo duravam, quem participava. A paz, o silêncio tranquilizador, o cheiro suave de mirra e a arquitetura interna me atraem bastante. Para mim, visitar uma igreja é uma experiência que mexe com meus sentidos, principalmente o chamado “sexto sentido”, a intuição, o lado espiritual. E a minha dica hoje inclui uma experiência quase transcendental, para cariocas e visitantes do Rio de Janeiro.

Mosteiro de Sao Bento

Como aprendemos na escola, desde o séc. XVI o Rio de Janeiro foi um dos importantes centros religiosos, comerciais e políticos no País, intensificando-se com a transferência da capital do Vice-Reino do Brasil desde Salvador e,  posteriormente, com a vinda da Família Real em 1808. A chegada da Corte no Brasil motivou investimentos na melhoria e embelezamento da Cidade com a construção de palácios, igrejas e monumentos que representam hoje um acervo histórico riquíssimo, que nos ajuda a contar e entender mais do nosso passado. Posso citar, por exemplo, a Igreja Nossa Senhora da Candelária, a Nossa Senhora do Carmo, a da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência e o Convento de Santo Antônio. Todas elas no centro do Rio. Ah, e talvez a “joia” barroca mais bonita na Cidade Maravilhosa: a Capela de Nossa Senhora do Monserrate, no Mosteiro de São Bento.

Após os jesuítas, a ordem religiosa beneditina foi a segunda a se estabelecer no Rio de Janeiro, ainda em 1590. O Mosteiro teve a sua pedra fundamental lançada 25 anos após a fundação da Cidade do Rio de Janeiro e a as obras para a construção da Capela iniciaram em 1633. Ambos permanecem impecáveis, bem conservados, limpos e seguros. Umas maravilhas! O Mosteiro não está aberto à visitação, somente a Capela que, do lado de fora, tem uma arquitetura bem simples, humilde. Chamam atenção, entretanto, os três portões de ferro fundido, vindos da Inglaterra no século XIX para proteger o tesouro guardado dentro.

Seu interior é riquíssimo, único, espetacular! Coberto com talhas em madeira, ornadas com folhas douradas; vai do estilo barroco de fins do século XVII ao rococó da segunda metade do século XVIII. O intenso aroma de madeira de lei também nos traz recordações dos nossos antepassados, que viviam em casas com pisos e paredes de tábua corrida.

Sem dúvida, a visita é uma experiência que vai além da simples contemplação e o ponto alto da visita é a missa celebrada com órgão e canto gregoriano, singular na Cidade Maravilhosa. Acontece todos os domingos às 10h e dura cerca de uma hora e meia e é SENSACIONAL! Imaginem estar dentro de uma igreja com quase 400 anos, viva, cheia de energia positiva fluindo, enchendo seu coração de amor e esperança.

Para completar o passeio, ainda pode-se caminhar por 10 minutos até a Praça Mauá, na região revitalizada do Porto do Rio, onde estão os museus MAR e do Amanhã.

Fica a dica então para um domingo de muita energia positiva: missa no Mosteiro de São Bento e visita à Praça Mauá. A Capela Nossa Senhora de Montserrarte fica aberta diariamente das 6h30 às 18h30. O endereço do Mosteiro é: R. Dom Gerardo, 68, Centro do Rio.

Entretanto, mesmo com as medidas de flexibilização do isolamento social o Mosteiro de São Bento não está recebendo visitas e, temporariamente, as missas dominicais podem ser acompanhadas pelo seu canal no YouTube.

Fotos: Divulgação

 

 

PUBLICIDADE