PUBLICIDADE

ARQUIVO ///

Marcelo Tesserolli: Turismo Doméstico

O clima contribuiu e o sol apareceu firme em vários estados do País, motivando o retorno do turismo doméstico. No Rio de Janeiro, o feriadão foi marcado por praias, restaurantes e atrativos turísticos lotados, mas com muita desobediência aos protocolos de segurança: aglomerações e não utilização da máscara ainda foram atos comuns de se observar nas ruas cariocas.

De acordo com a pesquisa “Oferta de Disponibilidade Hoteleira”, realizada pelo Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (Fohb), cerca de 85% dos hotéis já estão funcionando no País com uma taxa de ocupação ainda baixa, mas em recuperação. Na capital fluminense, a previsão de ocupação hoteleira foi de 46%, no feriado da Independência. As rodovias receberam intensa movimentação de veículos e os aeroportos operaram bem abaixo da capacidade.

Enquanto o turismo nacional ainda engatinha e nos enche de esperança com a retomada dos negócios, o turista estrangeiro anda sumido… Mesmo com alguns dos principais aeroportos abertos para voos internacionais, ainda aguardamos a liberação em seus países, da visitação de turistas estrangeiros ao Brasil, como por exemplo os EUA, e alguns países da Europa, que mantêm restrições de viagens para cá, assim como da entrada de brasileiros em suas fronteiras. Além disso, a Argentina – principal país emissor de turistas estrangeiros ao Brasil – mantém suas fronteiras fechadas. Como atesta o dito popular: “o tempo tudo cura”, vamos dar tempo ao tempo, aguardar e torcer pela resiliência do turismo e a volta dos dólares, euros, pesos…

Foto: Altair Alves/Diário do Rio

 

Incentivo ao turismo

Iniciativa do Governo Federal e nos moldes da tradicional Black Friday, a campanha Semana do Brasil 2020 busca promover o aumento das vendas e dos negócios da indústria e do comércio no País. O evento vai até o dia 13 de setembro e também inclui várias empresas do turismo, como companhias aéreas, agências e operadoras de turismo, hotéis, entre outros. Vale a pena conferir as condições especiais no site www.semanadobrasil.com.

 

Gastronomia

A tradicional escola de gastronomia francesa Le Cordon Bleu, reabre suas portas para aulas presenciais na unidade de Botafogo, no Rio de Janeiro, mantendo um rígido protocolo de segurança com monitoramento da temperatura dos alunos e professores, além de distanciamento mínimo de um metro e meio. As matrículas para as turmas de outubro já estão abertas.

 

Redescubra o Rio

Além dos principais atrativos turísticos do Rio de Janeiro, grandes hotéis aderem à campanha “Redescubra o Rio” para reaquecer o turismo no Estado do Rio e disponibilizam descontos de até 50% para moradores do Estado fluminense. Junto com o Trem do Corcovado, o bondinho do Pão de Açúcar, o Aquario, a RioStar, a Confeitaria Colombo e a rede Windsor de hotéis; Sheraton Grand Rio, JW Marriott Rio, Courtyard & Residence Inn by Marriott, Radison Barra e Mar Palace Copacabana também oferecem condições especiais no consumo de alimentos e bebidas e na diária day use.

 

Eventos no novo normal

O Núcleo de Turismo da Universidade Veiga de Almeida (NETUR/UVA) promove nesta sexta-feira, dia 11, debate virtual sobre a continuidade dos eventos no novo ambiente de negócios pós-pandemia. Coordenado pela professora Selma Azevedo, o evento vai abordar temas como cerimonial e protocolo, etiqueta, eventos corporativos e assessoria de imprensa e conta com a participação de verdadeiras feras do segmento: Roseli Gabriel, Cristiane Esteves, Monica Berliner e nossa colega de coluna Ana Rosado. O evento acontecerá a partir das 10h10 e poderá ser acessado através do link: https://meet.google.com/gfz-nknr-nhx 

 

PUBLICIDADE