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Arnaldo Bichucher: Curtir e apreciar

Hoje,o jornalista e guia de turismo Arnaldo Bichucher inicia seu blog na “Enjoytrip”.Atual chefe de operações turísticas da Secretaria Municipal de Turismo do RJ e ex presidente da Liguia vai nos encantar …

CURTIR E APRECIAR

Na minha estréia num canal de comunicação chamado Enjoy
Trip, eu não poderia falar de outra coisa senão de como farei para
curtir e apreciar esse momento, permitindo que os amantes da
atividade turística possam conviver e compartilhar problemas e
soluções do nosso dia a dia.
Não está fácil para ninguém, mas para quem depende do
turismo como fonte de trabalho e renda, como fonte de
sobrevivência, a situação é a pior possível.
Há um ano repetimos o mantra de que o turismo foi a primeira
atividade econômica a parar repentinamente, além de ser a última a
retornar por completo.
Então ficam as perguntas: O que fazer? Como atavessar essa
turbulência? Qual as perspectivas?
Para ser bem realista, não podemos fugir da realidade, não
podemos inventar uma outra realidade. Temos que entender o
momento e reagir de maneira tranquila e inteligente.
Sabemos que um dia isso vai passar, mas não sabemos
quando. Logo, temos que nos preparar, temos que nos planejar.
É fato que o Brasil está há anos luz de distância de países
líderes no turismo receptivo, como França e Espanha, que disputam
ano a ano quem fatura mais com essa atividade. Mas não podemos
ficar assistindo sem tirar proveito de algumas experiências
fundamentais, para que nosso destino garanta a melhor experiência
possível para turistas e visitantes.
É hora de arrumar a casa, de resolver problemas operacionais,
de eliminar gargalos, de organizar nossas cidades e promover uma
mídia espontânea positiva, além de garantir a propaganda mais
confiável que há no mundo, a famosa "boca a boca".

A mobilidade turística adequada ao cotidiano das cidades, a
segurança de moradores e visitantes, a limpeza urbana e a
sustentabilidade urbana, a acessibilidade em todas as suas
vertentes, o incentivo a educação e a cultura, a valorização da
história e das raízes étnicas, são motivos mais do que suficientes
para que olhemos o Brasil como o principal destino turístico mundial
pós pandemia.
Nada acontecerá por acaso, mas se não dermos o primeiro
passo não chegaremos lá. Não é de hoje que vemos planos
estratégicos e mirabolantes serem vendidos como a solução para
nossos problemas, mas falta continuidade.
A tal da retomada iniciada no final de 2020 ainda não alcançou
30% do movimento anterior a pandemia, isso no que se refere ao
mercado nacional. O receptivo internacional, com características
próprias, não deve recomeçar antes de janeiro de 2022. Caso não
haja avanços no quesito vacinação e em todos os controles
sanitários necessários para que os viajantes sintam-se seguros, o
túnel parece ser mais longo e escuro.
Sendo assim, é necessário arregaçar as mangas e trabalhar.
Não podemos repetir erros históricos e esperar o aquecimento do
mercado para agir. Já é hora de para de "trocar o pneu com o carro
andando". Estamos nos boxes, no pit stop mais longo já visto.
Por isso, curta e aprecie essa viagem, Enjoy this Trip que está
apenas começando.

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